You are currently viewing Exercícios para se conectar consigo – terapia do espelho

Exercícios para se conectar consigo – terapia do espelho

Conecte-se consigo mesmo através da terapia do espelho.

Será que se conhece e aceita tal e qual como é?

No mundo em que vivemos, completamente focado nas aparências e nas coisas materiais, comparamos-nos com os outros ou acharmos que deveríamos encaixar nos padrões esperados para nós.

Desde o momento em que nascemos a sociedade, a nossa família e todos os que nos rodeiam, criam expectativas em relação à pessoa que nós deveríamos ser. Contudo, nem sempre o que esperam de nós é a pessoa que nós verdadeiramente somos. E acabamos muitas vezes por nos tentar adaptar a essa imagem que os outros criaram de nós, ficando assim impedidos de sermos o nosso verdadeiro eu.

Ao tirarmos uns minutos do nosso dia para olharmos para nós, e sermos tão simpáticos com o nosso Eu Interior, como somos com quem nos rodeia, conseguimos conhecer quem verdadeiramente somos, e entender como queremos viver a nossa vida.

O que é a terapia do espelho?

A “terapia do espelho”, também conhecida como “técnica do espelho”, consiste num conjunto de exercícios que visam aumentar a autoestima e estimular o autoconhecimento. Durante estes exercícios, vai olhar para si ao espelho, enquanto diz em voz alta afirmações positivas.

Para obter os melhores resultados, esta técnica deve ser aplicada com a maior regularidade possível. E embora a possa experimentar sozinho, o ideal é sempre que a prática seja acompanhada por um terapeuta, que irá não só dar-lhe indicações da frequência e duração mais adequadas para si, mas também irá ajudá-lo a selecionar as afirmações a utilizar durante a prática.

Por é que deve fazer a terapia do espelho?

A prática da terapia do espelho pode trazer inúmeras vantagens para a sua vida.

Em primeiro lugar, irá fazer com que se sinta melhor com a pessoa que é, e a sua vida atual, permitindo que se aceite e compreenda melhor quem é, como se sente e de que forma é que as emoções e traumas do passado influenciam a pessoa que é no momento presente.

Além disso, esta técnica é uma promotora do autoconhecimento, especialmente numa sociedade como a nossa, em que no cotidiano atarefado que temos, acabamos por olhar muito pouco para nós. Sem falar que é uma terapia de si para si, o que pode ajudar muito na cura de dores emocionais sobre as quais não se sente preparado para partilhar com outras pessoas.

Como fazer a terapia do espelho?

Embora seja recomendado que faça esta terapia acompanhado por um terapeuta, pode também experimentar sozinho, seguindo os passo em baixo:

1. Encontre um ambiente tranquilo

Escolha um local tranquilo, onde não irá ser interrompido, para a prática desta terapia. Apenas irá precisar de ter um espelho, em que consiga ver bem a sua face, no local. O ideal é que o faça em silêncio, mas se não conseguir, pode colocar uma música relaxante baixinho.

2. Conecte-se consigo

Olhe-se nos olhos, e reflita sobre o seu estado atual. Quem é a pessoa que vê à sua frente? Como é que ela se está a sentir? Reconhece a pessoa que vê no espelho? Está feliz sobre a sua situação atual, a nível profissional, romântico, etc?

Mais do que olhar para o seu reflexo, é importante que esteja pronto para ouvir as suas respostas a estas perguntas, e entender como é que deve agir, de acordo com elas.

Caso o seu pensamento divague, e se distraía, respire fundo, agradeça o pensamento, e volte a focar-se no exercício.

3. Repita as suas afirmações

Olhando-se nos olhos, repita as afirmações que mais se adequarem às suas necessidades. Se não sabe por onde começar, experimente por dizer algo como:

  • “Eu amo-me e aceito-me como sou”,
  • “Eu perdoo-me por todas as vezes que fui contra a minha essência”
  • “Eu aceito o que a vida tem para me dar”

4. Seja carinhoso consigo.

Depois de repetir as suas afirmações, aproveite o momento para demonstrar compaixão consigo próprio, e ser afetuoso. Pode abraçar-se, fazer carícias no seu rosto, e até mesmo dar-se beijinhos.

No final, feche os olhos, respire profundamente, e prepare-se para enfrentar um novo dia.

Visite o Instituto Hoya para começar hoje a sua caminhada de autoconhecimento e autoaceitação, com a terapia do espelho.