karuna

Tantra

O Tantra leva-o ao mais profundo e mais alto nível de amor e êxtase através da exploração de todas as dimensões possíveis para si. A partir do local onde se encontra, apoiamo-lo na sua viagem de crescimento para o seu pleno potencial.

O QUE É O TANTRA?

essential-oil-drop-for-spa-massage-falling-on-an-open-hand

O tantra é um caminho espiritual, a arte do amor e da sexualidade, uma ciência espiritual e um estilo de vida. É um caminho de transformação individual e geral. As suas raízes remontam às tradições xamânicas na Índia. 

O corpo e as experiências são conduzidos para estados meditativos, para estar completamente aqui e agora, e também para entrar em estados de grande êxtase de unicidade e amor incondicional por si próprio e pelos outros. Isto inclui aceitar-se radicalmente a si, e aos outros como eles são.

Além de incorporar todos os aspectos da vida, o Tantra também leva em conta a pessoa inteira e trabalha com cinco corpos diferentes:

  • O corpo físico
  • O corpo energético
  • O corpo de sabedoria – também conhecido como o Eu interior
  • O corpo mental/emocional
  • O corpo de bem-aventurança

O que é a energia?

A energia é uma força universal que está dentro de nós e em toda a nossa volta. É infinita na natureza e tem um enorme potencial. Porque é que os tântricos estavam interessados na energia? Porque se descodificada, utilizada e empregada adequadamente, poderia ser utilizada para impulsionar uma pessoa ao longo do caminho espiritual.

Viver com o Tantra

Cada corpo tem os seus próprios pontos fortes e fracos. O Tantra ajuda a trazê-los à superfície para que possamos evitar responder inconscientemente. Em vez disso, ganha controlo sobre as suas necessidades e desejos.
A prática tântrica consiste em rituais, vida quotidiana e práticas que incluem:

  • Yoga asana (poses)
  • Mudra
  • Mantra
  • Bandha (fechos de energia)
  • Yantra (diagrama místico)
  • Pranayama (exercícios respiratórios)
  • Chakra (centro de energia)
  • Meditação
  • Visualização
  • Práticas da Kundalini

Provavelmente notou que muito do que simplesmente chamamos “yoga” no mundo ocidental tem uma raiz directa ou indirecta nas práticas tântricas. Hatha Yoga, Kundalini Yoga e Kriya Yoga são todas tradições que surgiram do Tantra Yoga.

Porque é que o Tantra é importante?

Acredita-se que o Tantra é o caminho espiritual mais relevante e aplicável para todas as pessoas modernas de hoje, por três razões:

🦋  É um caminho rápido.

Num tempo em que as responsabilidades são muitas e o tempo é mínimo, o Tantra oferece aos praticantes um caminho rápido para alcançar o seu único propósito como ser humano – alcançar a libertação espiritual – usando a energia como catalisador, ou catapulta, para acelerar a evolução e maturidade espiritual.

🦋 Adapta-se a todas as personalidades.

Os vários caminhos e ramos do Tantra tornam-no diversificado e apelativo para todas as personalidades, acomodando um amplo espectro de forças humanas, fraquezas e inclinações espirituais.

🦋 Utiliza o corpo físico como um instrumento espiritual.

Em vez de se focar em coisas demasiado abstratas, nada é mais concreto e visível como o seu próprio corpo. É algo que é percetível e tangível.


O tantra utiliza o corpo físico como um meio para o conectar com formas mais subtis e intangíveis de energia e aspectos de si próprio.
Como resultado, começa a perceber que é mais do que o físico. Vai perceber que é um ser energético e espiritual, com significado e propósito.

O sistema tântrico compreende diversos caminhos e ramos que ajudam os praticantes a alcançar a realização espiritual, ao mesmo tempo que abraçam o mundo manifestado. O tantra permite ao ser humano reconciliar mutuamente o mundano e o outro mundo, alcançando bhukti (prazer material) e mukti (libertação espiritual) lado a lado.

O que é que o Tantra NÃO é?

O Tantra não é sexo! Este é um equívoco muito comum que deriva de rumores e de uma má compreensão de textos antigos.

O Neo-Tantra, também conhecido como Tantra Moderno, NavaTantra, sexualidade sagrada, e sexo tântrico, é a nova era ocidental do Tantra. As pessoas confundem frequentemente o Neo-Tantra com abrangendo todo o Tantra, o que não é correto.

Este mal-entendido deriva do trabalho de John Woodroffe, Aleister Crowley, e Pierre Bernard que partilharam a sua interpretação do Tantra com o Ocidente, que foi formada sem acesso aos textos originais e com ênfase na prática sexual.

Para o praticante do Tantra Clássico, a sexualidade é apenas uma parte da experiência humana que pode ter um propósito espiritual.  do prazer.

O Tantra não é sobre sexo, é sobre encontrar-se a si mesmo!

Embora o Tantra possa ajudar a melhorar a sua vida sexual, porque o ajuda a tornar-se mais presente e confortável consigo mesmo, este não é o objetivo nem o foco da prática.


O Tantra ajuda-o a reconectar-se com o seu verdadeiro eu e aumenta a sua vitalidade. Ajuda-o a unir o seu corpo, mente e espírito para se aproximar do seu verdadeiro “eu”.


Estamos sempre no processo de nos tornarmos, o que significa que há sempre algo de novo a aprender sobre nós próprios. O Tantra ensina-o a relaxar e a deixar ir o suficiente para que possa realmente ver e sentir quem é, naquele momento.

Como aprender e estudar o Tantra?

A melhor e mais recomendada forma de aprender Tantra é através da participação em workshops, cursos e retiros com um mestre experiente.
Esta transmissão espiritual e transferência de energia, idealmente, não deve ser realizada numa sala de aula online ou através de um vídeo pré-gravado. E, embora os livros possam ser um grande recurso suplementar no caminho espiritual, os verdadeiros textos tântricos foram escritos numa linguagem codificada para preservar o poder e o sigilo dos ensinamentos. Isto torna o ambiente de ensino direto e presencial a única forma de partilhar adequadamente o verdadeiro conhecimento com os aspirantes.

Workshop de Tantra para Casais

Assistir a um retiro ou workshop como casal pode ser um instrumento de cura e crescimento profundo para os seus elementos.


Através dos ensinamentos e de um ambiente privado e intensivo, os indivíduos são confrontados e recebem uma oportunidade de testemunhar os seus próprios pontos cegos, padrões, forças e fraquezas. São-lhes ensinadas práticas poderosas de purificação, gestão e reconhecimento do ego, limpeza emocional, abertura do coração, autoquestionamento, autodesenvolvimento e introspeção profunda.


No final, o indivíduo sofre uma remodelação pessoal que pode mudar a dinâmica da relação de culpa e vergonha para perdão e cura, ou simplesmente elevar o nível de uma relação para uma parceria espiritual.

Workshops de Tantra Individuais

No Instituto Hoya também temos workshops para solteiros, ou pessoas que queiram conhecer melhor a prática sozinhas. Um indivíduo solteiro não tem de perder a magia e beleza do Tantra pela simples razão de não ter um parceiro.

Quando se aperceber do que é verdadeiramente o Tantra autêntico, e que não se baseia em torno do sexo, perguntar-se-á: “Porque esperei tanto tempo para explorar o Tantra?”.