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4 Perigos do Sedentarismo para o Bem-Estar Emocional

É sabido que o sedentarismo traz consequências para a sua saúde física. Mas quais são os perigos para a sua saúde emocional e espiritual?

Hoje em dia a maioria de nós leva uma vida bastante sedentária. Passamos quase o dia todo sentados, no trabalho, no carro, e até quando chegamos a casa. O stress, as preocupações e as correrias afastam-nos de atividades como o contacto com a natureza, o exercício físico ou as massagens, que beneficiam tanto o nosso corpo, como a nossa mente.

Venha descobrir como é que a sua vida está a ser afetada pelo sedentarismo, e como se vai sentir melhor, quando se começar a mexer.

O que é o Sedentarismo?

A Organização Mundial de Saúde considera sedentários os indivíduos que não gastam pelo menos 2200 quilocalorias ao longo do dia. Todas as atividades que realizamos ao longo do dia contam, e não só o exercício físico. Ir a pé para o trabalho, ou subir escadas em vez de usar o elevador também conta.

Consideram também que todos os indivíduos que passam mais de 4 horas por dia sentados estão em perigo, mesmo que sejam ativos noutras alturas do dia. É fácil entender que se trabalhar num escritório, e lá passar 8 horas por dia, já está em desvantagem.

Sintomas de que está a ser afetado pelo seu estilo de vida sedentário.

Basta ligarmos a televisão, ou lermos as notícias para entendermos que algo não está bem com o mundo. Cada vez mais pessoas sofrem de problemas cardíacos, ou de colesterol elevado, e nunca como hoje sofremos tanto de depressão e ansiedade. Embora vários fatores possam contribuir para esta realidade, o sedentarismo é sem dúvida um dos grandes responsáveis.

Alguns dos principais sintomas de que está ser afetado pela sua vida sedentária são:

  • Cansaço excessivo: Sabe aquela sensação de já acordar cansado? Quando somos sedentários o nosso metabolismo diminui, e a sensação de cansaço aumenta.

 

  • Falta de força muscular: Os sacos das compras, quando vai ao supermercado, parecem sempre muito pesados? Pode estar a perder massa muscular por não se mexer.

 

  • Aumento excessivo de peso: Por muito que faça dieta, não consegue parar de ganhar peso? É porque está a gastar poucas calorias ao longo do dia.

 

  • Dificuldades com o sono: Chega à cama e por mais que tente não consegue adormecer? Ou até já lhe sugeriram que fizesse exames para saber se tem apneia do sono? A culpa é do sedentarismo!

 

  • Sente-se triste, deprimido ou sem esperança?: A atividade física liberta hormonas que nos transmitem uma sensação de bem estar (como a serotonina). Essa tristeza sem razão aparente pode muito bem desaparecer com passeios frequentes num parque.

dores físicas emocionais

Quais são os riscos do sedentarismo?

Se se identificou com algum dos sinais descritos em cima, então está mesmo na hora de tomar uma atitude, antes que seja tarde demais.

Estes são alguns dos perigos que o seu estilo de vida pode representar para si:

Aumento das dores

A falta de movimento no seu corpo aumenta as dores musculares e nas articulações. A longo prazo estas podem dar origem até a dores de cabeça.

Uma massagem ajuda a aliviar os sintomas, e a recuperar dos danos já causados, mas terá que mudar os comportamentos para não voltar à mesma situação.

Diminuição do rendimento intelectual

Sabia que as nossas pernas são ajudantes do nosso coração? Quando as mexemos, estamos a ajudar a aumentar a circulação sanguínea, retirando todo este peso do nosso coração. Quando o sangue circula melhor, ele distribui oxigênio de forma mais eficiente pelo corpo, e também até ao cérebro.

A longo prazo o sedentarismo leva à diminuição da capacidade de concentração, memória e até mesmo e rendimento intelectual.

Perigos para a saúde mental

A atividade física produz hormonas que nos fazem sentir alegres e bem dispostos. O sedentarismo faz com que haja uma redução na produção destas hormonas, o que conduz à ansiedade e à depressão.

Aumento da incidência de doenças e risco de morte

O sedentarismo é uma das principais causas por detrás do aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, e muitas outras. Além disso, reduz consideravelmente a esperança de vida.

contacto com a natureza

Como se tornar mais ativo?

Reduzir os riscos da sua vida sedentária só depende de si. Todas as decisões que toma ao longo do seu dia contam, e todas as vezes em que prefere caminhar, em vez de recorrer a outros meios, já está a dar o primeiro passo.

Conheça as nossas dicas para se tornar menos sedentário:

Faça caminhadas

Esta é uma excelente forma de praticar exercício físico, mesmo para quem não é dado a treinos, ou ginásios. Caminhar 30 minutos por dia já é excelente, principalmente se for em contacto com a natureza, como por exemplo, num parque.

Faça alongamentos

Os alongamentos são excelentes para se exercitar, e aumentar a resistência dos seus músculos, articulações e tendões.

Não é por acaso que eles fazem parte das práticas diárias do Tantra! No Instituto Hoya, nos nossos workshops, os alongamentos estão sempre presentes.

Yoga krya

Uma outra prática fundamental do Tantra, e que o pode ajudar a movimentar-se mais.

 

Marque hoje a sua primeira sessão, e comece já a mudar a sua vida!