You are currently viewing Como Reduzir a Ansiedade Naturalmente: 5 Dicas simples que funcionam.

Como Reduzir a Ansiedade Naturalmente: 5 Dicas simples que funcionam.

Todos nós sentimos ansiedade, de uma forma ou de outra, em algum momento da nossa vida.

Podemos sentir algum nervosismo antes de uma reunião, ou um medo que algo nos possa acontecer, ao ponto de nos manter acordados durante a noite. Por vezes a ansiedade pode ser útil – pode dar-nos a energia de que precisamos para nos mantermos concentrados e alcançarmos os nossos objetivos. Mas, muitas vezes, a ansiedade pode ser debilitante, impedindo-nos de viver a nossa vida ao máximo.

Há muitas estratégias para reduzir a ansiedade, e aqui ficam algumas dicas para que o possa fazer, de forma o mais natural possível.

1. Beba um chá calmante

Há muitas formas diferentes de relaxar, mas uma das mais populares e antigas é beber chá. O chá existe há séculos, e as pessoas utilizam-no para relaxar há igualmente muito tempo.

Existem muitos tipos diferentes de chá, e cada um tem o seu próprio conjunto único de benefícios. Alguns chás são melhores para relaxar do que outros, mas quase todos eles podem ajudá-lo a descontrair após um longo dia.

Beber chá, para além de ser uma óptima maneira de relaxar, é também um hábito saudável. O chá está cheio de antioxidantes, e pode ajudar a proteger o seu corpo contra o envelhecimento precoce.

Alguns exemplos de chás que ajudam a reduzir a ansiedade:

  • Valeriana: a sua raiz tem uma ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João ou Hipericão: é um bom reparador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Camomila: tem acção calmante nos sistemas digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como stress excessivo e ansiedade;
  • Melissa ou cidreira: tem acção calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão.

2. Faça exercício

A atividade física produz hormonas que nos fazem sentir alegres e bem dispostos. O sedentarismo faz com que haja uma redução na produção destas hormonas, o que conduz à ansiedade e à depressão. Reduzir os riscos da sua vida sedentária só depende de si. Todas as decisões que toma ao longo do seu dia contam, e todas as vezes em que prefere caminhar, em vez de recorrer a outros meios, já está a dar o primeiro passo.

Os alongamentos são excelentes para se exercitar, e aumentar a resistência dos seus músculos, articulações e tendões. Não é por acaso que eles fazem parte das práticas diárias do Tantra! No Instituto Hoya, nos nossos workshops, os alongamentos estão sempre presentes.

3. Meditar

A meditação é a prática de focar a mente durante um período de tempo, normalmente com o objetivo de promover o relaxamento, a criatividade, ou a auto consciencialização. É um termo geral que cobre uma variedade de práticas, que vão desde a meditação da mente e do mantra até à concentração e visualização.

Há muitos benefícios na meditação. Quando medita, as suas ondas cerebrais mudam, e isto pode levar a uma melhor saúde mental e emocional. Alguns dos benefícios da meditação incluem:

  • Maior foco e concentração
  • Diminuição da ansiedade e do stress
  • Melhoria da qualidade do sono
  • Redução dos sintomas de depressão

4. Respire fundo – com a respiração pranayama

A respiração superficial e rápida é típica de quando estamos ansiosos, podendo acelerar o ritmo cardíaco, causar tonturas e até mesmo um ataque de pânico. Praticar exercícios de respiração lenta e profunda pode ajudar a restaurar os padrões respiratórios normais e atuar como remédio natural para ansiedade.

A prática da respiração prana yama irá não só ativar a sua força interior, mas é também uma poderosa ferramenta no combate à ansiedade. Este é um tipo de respiração amplamente utilizado pelos praticantes de yoga ou da terapia tântrica, e consiste numa sequência de respirações rápidas e energéticas.
Para além de demonstrar resultados positivos quando utilizada durante uma crise de ansiedade, esta respiração é benéfica para qualquer pessoa e deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

5. Experimente a aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica que utiliza óleos essenciais para promover a saúde e o bem-estar. Os óleos essenciais podem ser inalados diretamente ou adicionados a um banho ou difusor quente. Pesquisar recentes demostram que alguns óleos essenciais utilizados na aromaterapia ajudam a:

  • Relaxar;
  • Dormir;
  • Melhorar o humor;
  • Reduzir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

Cada vez mais o mundo ocidental está a despertar para os benefícios destes óleos. Entre vários benefícios está também o reforço do sistema imunitário. Eles podem ser usados quer por inalação, ou também por contacto com a pele.

No Instituto Hoya colocamos à sua disposição vários óleos essenciais, que podem ser adicionados à sua massagem.