You are currently viewing Equilibrar energias para ter relações saudáveis

Equilibrar energias para ter relações saudáveis

As nossas relações são afetadas por vários fatores!

Quando se trata da nossa energia pessoal, identificamo-nos frequentemente como masculinos ou femininos. No entanto, o Tantra ensina-nos que temos tanto energia masculina como feminina dentro de nós. A fim de alcançar o equilíbrio nas nossas vidas, é importante aprender a equilibrar estas duas energias.

Neste post do blog, vamos explorar o conceito de energia masculina e feminina, e como alcançar o equilíbrio entre as duas. Iremos também abordar o papel que o tantra pode desempenhar para nos ajudar a alcançar este equilíbrio.

A energia feminina e masculina nas relações.

Cada indivíduo é uma mistura de traços masculinos e femininos. Nas nossas relações normalmente procuramos além que nos complemente, escolhendo parceiros que complementam a nossa própria energia.

Podemos aprender com o nosso parceiro como manifestar e processar os nossos lados energéticos menos presentes. Alguns casais, após muitos anos em conjunto, começam a ficar parecidos e a agir da mesma forma. Assumirem as características um do outro e contam com o parceiro para complementar a relação com a energia que tem em menos desenvolvida.

À medida que o tempo passa, parece cada vez mais difícil mudar os papeis. Nos casais que estão altamente polarizados, é natural que um, ou ambos, dos elementos se comecem a sentir presos. E, se não houver abertura para a mudança, é aqui que os problemas começam a aparecer.

Imagine um casal em que, durante anos, o marido se habitou a ter a esposa em casa, pronta para fazer o jantar para a família. Ainda que durante algum tempo este acordo não escrito tenha funcionado para ambos, a uma certa altura esta mulher está pronta para assumir um papel mais ativo na relação.

É aqui que a coisa fica complicada: Ele não está disposto a experimentar pensamentos e formas de funcionar diferentes. Ela, para proteger a relação, não pode explorar esta nova fase da sua vida, e evoluir.

Dizer que os homens são de uma forma e as mulheres de outra é uma visão demasiado simplista. Podemos definir as polaridades das qualidades masculinas e femininas, e observar que a maioria das mulheres apresentam características predominantemente femininas e a maioria dos homens apresentam traços masculinos.

No entanto, muitas pessoas em corpos femininos exibem qualidades muito masculinas, rejeitando qualquer feminilidade, e muitas em corpos masculinos expressam grande feminilidade, rejeitando as suas energias masculinas. Na verdade, em muitas relações a mulher é a força masculina, e o homem mais feminino.

O que é importante é existir equilibrio, e como já deve saber, o verdadeiro equilibrio vem de dentro de si!

Encontrar um equilíbrio e união entre as suas próprias energias internas

Alguns terapeutas encorajam as mulheres a tornarem-se mais femininas e os homens, mais masculinos, assumindo que o aumento da polaridade melhorará a relação. A abordagem tântrica procura ajudá-lo a expandir, não a tornar-se ainda mais polarizada.

Tanto a energia masculina como a feminina são, por si só, patológicas. Temos de alcançar um equilíbrio interno. Só quando tivermos dominado ambas as energias, e as manifestarmos confortavelmente, poderemos ser apropriados ao momento.

Num momento emocional, estamos lá para o sentir. Num intercâmbio intelectual, estamos lá para o compreender. Estar equilibrado não exclui os extremos. Apenas aumenta o tamanho do seu campo de jogo. Só quando nos apercebemos da nossa plenitude interior é que encontramos a nossa divindade.

Atingir o equilíbrio.

Einstein quando concebeu a sua Teoria da Relatividade, primeiro imaginou-a intuitivamente (lado feminino), e teve a habilidade matemática para a expressar intelectualmente (lado masculino). Isso é um verdadeiro génio!

Qualquer pessoa pode começar a equilibrar as suas energias, e aprender a estar confortavelmente com o seu lado mais masculino e/ou feminino, através de exercícios de respiração. Respirar simultaneamente, estimulando os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta respiração treina o cérebro para que estes dois hemisférios, que tinham estado a funcionar independentemente um do outro, sofrem uma transformação neural. Um conjunto de nervos que os liga ativam-se, e permite-lhes comunicar um com o outro, para trabalharem em cooperação, em vez de alternadamente. A isto chama-se a respiração dupla.

Cada doença física e distúrbio mental envolve um desequilíbrio nas energias masculina e feminina. Restaurar esse equilíbrio tem um tremendo valor curativo.

Comece a equilibrar a sua energia, e melhore as relações.

Pode controlar que energia se manifesta, escolhendo qual o canal a utilizar.

Se desejar ser mais intuitivo (feminino), num determinado momento, bloqueie a narina direita com o dedo ou um pedacinho de algodão e respire apenas através da esquerda. Se precisar de ser mais analítico (masculino), então respire através da narina direita

Workshop de Tantra para Casais

Assistir a um retiro ou workshop como casal pode ser um instrumento de cura e crescimento profundo para os seus elementos.

Através dos ensinamentos e de um ambiente privado e intensivo, os indivíduos são confrontados e recebem uma oportunidade de testemunhar os seus próprios pontos cegos, padrões, forças e fraquezas. São-lhes ensinadas práticas poderosas de purificação, gestão e reconhecimento do ego, limpeza emocional, abertura do coração, autoquestionamento, autodesenvolvimento e introspeção profunda.

No final, o indivíduo sofre uma remodelação pessoal que pode mudar a dinâmica da relação de culpa e vergonha para perdão e cura, ou simplesmente elevar o nível de uma relação para uma parceria espiritual.

Marque hoje!