Equilibrar energias para ter relações saudáveis

relações saudáveis

As nossas relações são afetadas por vários fatores!

Quando se trata da nossa energia pessoal, identificamo-nos frequentemente como masculinos ou femininos. No entanto, o Tantra ensina-nos que temos tanto energia masculina como feminina dentro de nós. A fim de alcançar o equilíbrio nas nossas vidas, é importante aprender a equilibrar estas duas energias.

Neste post do blog, vamos explorar o conceito de energia masculina e feminina, e como alcançar o equilíbrio entre as duas. Iremos também abordar o papel que o tantra pode desempenhar para nos ajudar a alcançar este equilíbrio.

A energia feminina e masculina nas relações.

Cada indivíduo é uma mistura de traços masculinos e femininos. Nas nossas relações normalmente procuramos além que nos complemente, escolhendo parceiros que complementam a nossa própria energia.

Podemos aprender com o nosso parceiro como manifestar e processar os nossos lados energéticos menos presentes. Alguns casais, após muitos anos em conjunto, começam a ficar parecidos e a agir da mesma forma. Assumirem as características um do outro e contam com o parceiro para complementar a relação com a energia que tem em menos desenvolvida.

À medida que o tempo passa, parece cada vez mais difícil mudar os papeis. Nos casais que estão altamente polarizados, é natural que um, ou ambos, dos elementos se comecem a sentir presos. E, se não houver abertura para a mudança, é aqui que os problemas começam a aparecer.

Imagine um casal em que, durante anos, o marido se habitou a ter a esposa em casa, pronta para fazer o jantar para a família. Ainda que durante algum tempo este acordo não escrito tenha funcionado para ambos, a uma certa altura esta mulher está pronta para assumir um papel mais ativo na relação.

É aqui que a coisa fica complicada: Ele não está disposto a experimentar pensamentos e formas de funcionar diferentes. Ela, para proteger a relação, não pode explorar esta nova fase da sua vida, e evoluir.

Dizer que os homens são de uma forma e as mulheres de outra é uma visão demasiado simplista. Podemos definir as polaridades das qualidades masculinas e femininas, e observar que a maioria das mulheres apresentam características predominantemente femininas e a maioria dos homens apresentam traços masculinos.

No entanto, muitas pessoas em corpos femininos exibem qualidades muito masculinas, rejeitando qualquer feminilidade, e muitas em corpos masculinos expressam grande feminilidade, rejeitando as suas energias masculinas. Na verdade, em muitas relações a mulher é a força masculina, e o homem mais feminino.

O que é importante é existir equilibrio, e como já deve saber, o verdadeiro equilibrio vem de dentro de si!

Encontrar um equilíbrio e união entre as suas próprias energias internas

Alguns terapeutas encorajam as mulheres a tornarem-se mais femininas e os homens, mais masculinos, assumindo que o aumento da polaridade melhorará a relação. A abordagem tântrica procura ajudá-lo a expandir, não a tornar-se ainda mais polarizada.

Tanto a energia masculina como a feminina são, por si só, patológicas. Temos de alcançar um equilíbrio interno. Só quando tivermos dominado ambas as energias, e as manifestarmos confortavelmente, poderemos ser apropriados ao momento.

Num momento emocional, estamos lá para o sentir. Num intercâmbio intelectual, estamos lá para o compreender. Estar equilibrado não exclui os extremos. Apenas aumenta o tamanho do seu campo de jogo. Só quando nos apercebemos da nossa plenitude interior é que encontramos a nossa divindade.

Atingir o equilíbrio.

Einstein quando concebeu a sua Teoria da Relatividade, primeiro imaginou-a intuitivamente (lado feminino), e teve a habilidade matemática para a expressar intelectualmente (lado masculino). Isso é um verdadeiro génio!

Qualquer pessoa pode começar a equilibrar as suas energias, e aprender a estar confortavelmente com o seu lado mais masculino e/ou feminino, através de exercícios de respiração. Respirar simultaneamente, estimulando os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta respiração treina o cérebro para que estes dois hemisférios, que tinham estado a funcionar independentemente um do outro, sofrem uma transformação neural. Um conjunto de nervos que os liga ativam-se, e permite-lhes comunicar um com o outro, para trabalharem em cooperação, em vez de alternadamente. A isto chama-se a respiração dupla.

Cada doença física e distúrbio mental envolve um desequilíbrio nas energias masculina e feminina. Restaurar esse equilíbrio tem um tremendo valor curativo.

Comece a equilibrar a sua energia, e melhore as relações.

Pode controlar que energia se manifesta, escolhendo qual o canal a utilizar.

Se desejar ser mais intuitivo (feminino), num determinado momento, bloqueie a narina direita com o dedo ou um pedacinho de algodão e respire apenas através da esquerda. Se precisar de ser mais analítico (masculino), então respire através da narina direita

Workshop de Tantra para Casais

Assistir a um retiro ou workshop como casal pode ser um instrumento de cura e crescimento profundo para os seus elementos.

Através dos ensinamentos e de um ambiente privado e intensivo, os indivíduos são confrontados e recebem uma oportunidade de testemunhar os seus próprios pontos cegos, padrões, forças e fraquezas. São-lhes ensinadas práticas poderosas de purificação, gestão e reconhecimento do ego, limpeza emocional, abertura do coração, autoquestionamento, autodesenvolvimento e introspeção profunda.

No final, o indivíduo sofre uma remodelação pessoal que pode mudar a dinâmica da relação de culpa e vergonha para perdão e cura, ou simplesmente elevar o nível de uma relação para uma parceria espiritual.

Marque hoje!

×