You are currently viewing Para que servem as ventosas nas massagens?

Para que servem as ventosas nas massagens?

Se já recebeu uma massagem, há uma boa hipótese de já ter experimentado, ou pelo menos visto, as ventosas junto à marquesa. A utilização de ventosas é uma forma de massagem terapêutica que envolve a colocação de copos ocos de vidro sobre a pele. Elas criam uma sucção que puxa a pele e o tecido subjacente para cima.

A ventosa tem sido usada há séculos como uma forma de medicina alternativa. Diz-se que ajuda na dor, inflamação, fluxo sanguíneo, relaxamento, e bem-estar. A ventosa é frequentemente utilizada em combinação com outras formas de massagem, como fazemos aqui no Instituto Hoya.

Se estiver interessado em experimentar esta massagem, há algumas coisas que deve saber. Neste post de blogue, vamos explorar o que é a massagem com ventosas, como funciona, e quais os benefícios

O que é a massagem com ventosas?

A massagem com ventosas é um tipo de terapia alternativa que utiliza ventosas para criar sucção na pele. Esta sucção pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor. A massagem com ventosas é frequentemente utilizada para tratar dores nos músculos e articulações, mas também pode ser utilizada para outras condições como dores de cabeça, ansiedade, e fadiga.

A massagem com ventosas é um tratamento seguro e eficaz para muitas condições. No entanto, é importante falar com o seu médico antes de iniciar a massagem com ventosas, pois pode não ser apropriada se tiver certas condições de saúde.

Quais são os benefícios da massagem com ventosas?

Aumenta a circulação.

A sucção com ventosas aumenta a circulação para a área onde elas são colocadas. O fluxo de sangue adicional para essa área pode ajudar a aliviar a tensão muscular e promover a reparação celular. O aumento da circulação com a colocação das ventosas também ajuda a reduzir o aparecimento da celulite.

Encoraja os tecidos a libertarem toxinas.

Sim, existem órgãos que removem as toxinas do seu sangue. Mas, o estilo de vida moderno sobrecarrega o seu corpo com toxinas. A massagem com ventosas dá ao seu corpo um impulso para a libertar essas toxinas..

Reduz a ansiedade.

Quando o seu terapeuta desliza as ventosas pela sua pele, o seu sistema nervoso parassimpático entra em acção. Isto promove um relaxamento profundo por todo o seu corpo. (O sistema nervoso parassimpático é responsável por abrandar o ritmo cardíaco, ajudar na digestão, e aumentar a atividade intestinal e glandular).

Reduz as estrias e cicatrizes.

O aumento do fluxo sanguíneo permite ao seu corpo eliminar toxinas, restabelece a circulação linfática e ajuda a remover o edema (excesso de líquido), o que ajuda a reduzir o aparecimento de cicatrizes.

Melhora as varizes.

As varizes parecem veias salientes, azuis mesmo debaixo da pele, geralmente em pernas e pés. Acontecem quando as válvulas dentro da veia não estão a funcionar correctamente. A colocação de ventosas ajuda a trazer o fluxo de sangue e oxigénio de volta às áreas problemáticas.

Elimina o congestionamento e ajudar a tratar a asma.

As ventosas são normalmente colocadas nas costas, mas também podem ser colocadas no peito. O congestionamento (a acumulação de líquido ou catarro nos pulmões) causado por ua gripe, bronquite, ou mesmo asma, pode ser tratado com uma ventosa. A sucção das chávenas rompe-se e expulsa o congestionamento. Traz sangue e linfa ricos em oxigénio para os seus pulmões e para os seus outros músculos respiratórios.

Elimina bloqueios no cólon e ajudar a digestão.

Elas ajudam a envolver o sistema nervoso parassimpático, o que aumenta o fluxo sanguíneo para o tracto digestivo. Uma ventosa suave sobre o abdómen também estimula o interior dos seus órgãos digestivos.

A massagem com ventosas é adequada para mim?

Esta massagem está entre as terapias físicas mais eficazes dentro da sua gama de indicações, que tradicionalmente incluem pneumonia, bronquite aguda, asma brônquica, dores nas costas, e neuralgias.

Quem não deve fazer a terapia?

As ventosas são contra-indicadas para pessoas com deficiência de líquidos, suspeitas de hemorragia de qualquer tipo, e em tumores de qualquer forma, incluindo tuberculose. Além disso, a utilização de ventosas de qualquer tipo é contra-indicada para pessoas que tenham sofrido uma paragem cardíaca nos últimos 6 meses.

Pronto para experimentar a sua primeira massagem com ventosas? Marque a sua visita ao Instituto Hoya!