O Mundo Fascinante da Terapia do Espelho: O que é e quais os benefícios?

O Mundo Fascinante da Terapia do Espelho: O que é e quais os benefícios?

Já conhece a fascinante Terapia do Espelho?

Se for como a maioria das pessoas, provavelmente pensa no seu reflexo como nada mais do que uma superfície plana, que serve para refletir sua imagem (e ajudá-lo a perceber se precisa de dar um jeito ao cabelo, por exemplo). Mas, e se o seu reflexo pudesse realmente ajudar a mudar a forma como se vê?

Esta é a ideia por detrás da terapia com espelhos, uma técnica que o ajuda a mudar a sua percepção de si próprio, aumentar a sua autoestima e a conhecer-se melhor.

Fique atento para conhecer todos os benefícios desta terapia, e descubra se é o que está à procura.

O que é a Terapia Espelho?

A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício que tem como objetivo aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Resumidamente, consiste em se colocar em frente ao espelho e dizer em voz alta, a si mesmo, afirmações positivas.

Esta terapia começou por ser utilizada por psicólogos e fisioterapeutas com pessoas que tinham sofrido a perda de algum membro do corpo e sofriam da chamada “dor do membro fantasma”. Ao longo do tempo, as pesquisas demostraram que a técnica com o espelho ajudava também a incentivar a consciência cerebral da falta do membro.

Graças aos resultados conseguidos pelos pacientes submetidos a esta terapia, este exercício começou a ser utilizado como uma terapia independente. Hoje em dia, os especialistas sugerem-na como uma das medidas mais eficazes para o tratamento da autoestima. Para isso, a terapia do espelho deve ser feita com regularidade, pelo tempo determinado pelos terapeutas, e as afirmações positivas são direcionadas para as dificuldades individuais, de cada indivíduos.

Quais são os benefícios da terapia do espelho?

Praticar este exercício de autopercepção pode trazer sentimentos positivos em relação às diferentes áreas da sua vida. Isto porque a terapia do espelho traz alívio, auto aceitação, uma maior compreensão de quem é, de como se sente, emocionalmente, no presente, e como as emoções passadas influenciam em quem é hoje. Tudo isso através da reflexão e da autoanálise.

Benefícios Esperados

Com a terapia do espelho irá conseguir:

  • Conectar-se com o seu Eu interior.
  • Amar-se, exatamente como é.
  • Desenvolver o amor-próprio e a autoaceitação.
  • Ampliar a autocompaixão e compreender que todos merecemos ser amados.
  • Dissolver culpas e perdoar os seus erros do passado.
  • Desenvolver a autoestima e, consequentemente, passar a ter pensamentos positivos a respeito de si mesmo.
  • Lembrar e reconhecer as suas qualidades.

Há muitos benefícios em praticar a terapia de espelho, mas é importante consultar um terapeuta para verificar se este é o tratamento certo para si. Se estiver interessado em experimentar a terapia de espelho, marque uma sessão connosco hoje.