You are currently viewing 7 Rituais Diários de Autocuidado

7 Rituais Diários de Autocuidado

Quais são os rituais diários de autocuidado que pode adicionar à sua rotina, para ser mais feliz?

Hoje em dia ouve-se falar muito em autocuidado, mas o que é que isto significa na prática? Mais do que tirar dias de folga, por cremes na cara e acender umas velas aromáticas pela casa, o autocuidado deve passar por práticas que nos permitem conectar com a nossa essência, e arranjarmos tempo para o que nos sentirmos bem.

Para o ajudar a implementar uma rotina de autocuidado, deixo alguns dos meus rituais preferidos. Escolha os que fizerem mais sentido para si.

1. Passar algum tempo sozinho/a todos os dias

Quem está sempre rodeado de pessoas, é muito provavelmente uma pessoa desconectada de si própria. Por isso, arranjar pelo menos 30 minutos por dia para estarmos sozinhos, permite à nossa mente relaxar e a refletir sobre a vida, sem o barulho de fundo constante. Aproveite este tempo para fazer rigorosamente nada, a não ser ouvir a sua voz interior.

2. Praticar a gratidão.

Os pensamentos negativos deixam-nos doentes. Eles fazem parte da vida, e não podemos fazer nada para os evitar. Contudo, é importante que consigamos equilibrar com uma grande quantidade de pensamentos e emoções boas, como a gratidão.

Dizem em voz baixa, ou escrever num diário todos os dias os motivos pelos quais estamos gratos, são excelentes rituais para combater a ansiedade, o stress e mesmo de evitar a depressão. Toda a vida tem um lado bom. Foque-se nele.

3. Tomar banhos energéticos.

O banho é sempre um bom momento para relaxar e nos conectarmos com a nossa voz interior. Podemos tirar ainda mais vantagens deste momento, se o tornarmos num banho energético, com sal ou ervas, de acordo com as nossas necessidades no momento.

4. Seguir uma Meditação guiada

A meditação tem um poder fantástico nas nossas vidas, e na forma como nos sentimos. Eu sei que existe muita gente que não sabe, ou não gosta de meditar. Muitas das vezes isso acontece porque a pessoa não sabe como fazer, ou acha que a ideia de ficar a ouvir uma música, e ficar em silêncio parado é aborrecida, ou até stressante.

Se é o seu caso, saiba que a meditação guiada pode fazer toda a diferença. E nada melhor do que visitar o Instituto Hoya e fazer uma meditação guiada comigo.

5. Cuidar de plantas em casa

Ter plantas em casa e cuidar delas regularmente é uma boa forma de se conectar com a Terra. Mesmo que more num prédio, pode construir uma hortinha vertical e ter algumas plantas, que pode usar depois para cozinhar, fazer chás ou até mesmo produtos de beleza caseiros.

6. Sentir a terra debaixo dos pés

Quando for a um parque, ou um jardim, experimente descalçar-se e colocar os pés em contacto com a relva, ou a terra. Assim conseguirá estar em contacto direto com energia da terra, e aumentar a sua conexão com a mesma.

7. Apanhar sol sempre que possível

A tendência para nos confinarmos em espaços fechados limita o nosso contacto com o sol. Não é por acaso que hoje em dia a maioria da população tem défices de vitamina D. Procure dedicar pelo menos 15 minutos do seu dia a sentir os raios solares diretamente no seu corpo (sem esquecer o protetor solar, claro).

Quais são as suas práticas diárias de autocuidado?