12 Razões para Incluir a Massagem na sua Vida

12 Razões para Incluir a Massagem na sua Vida

Desengane-se quem pensa que a massagem serve apenas para relaxar! A maioria de nós vê massagem como uma prática luxuosa, simplesmente para quem tem tempo e dinheiro de sobra, e gosta de se mimar por capricho.

Estudos recentes têm demonstrado cada vez mais como vários problemas podem ser resolvidos através da massagem. E não falamos só de contraturas ou dores musculares. Através de massagem podemos resolver uma série de problemas físicos, emocionais e até mentais.

Para ajudar a compreender melhor de que forma é que a massagem pode fazer a diferença no seu bem-estar e qualidade de vida, preparamos esta lista de razões pelas quais deve incluir a massagem no seu dia-a-dia.

RAZÕES PARA INCLUIR A MASSAGEM

1. Alivia tensões e dores musculares

A nossa mente e o nosso corpo estão interligados. As dores físicas que sentimos são muitas das vezes provocadas por algo que se passa dentro da nossa cabeça.

A tensão e o stress fazem com que o nosso corpo produza uma série de hormonas, como o cortisol, que em grandes quantidades podem ser nocivos para o nosso organismo.

O stress e a ansiedade aumentam a produção desta hormona, que por sua vez aumenta a frequência cardíaca. No fim, acabamos por ver o enrijecimento dos músculos, o que se traduz mais tarde em dores localizadas, ou até mesmo espasmos.

A massagem permite aliviar esta tensão muscular, diminuindo os efeitos da tensão no nosso corpo.

2. Combate o stress

Durante a massagem, a nossa frequência cardíaca e produção de cortisol diminui. Este processo equilibra também os níveis de insulina no nosso corpo, o que faz com que sintamos mais energia e um alívio das tensões acumuladas no dia a dia.

Para quem tem trabalhos e rotinas estressantes uma sessão de massagem semanal vai me permitir desempenhar muito melhor as suas funções. Já para não falar nos benefícios que tem para o seu humor.

3. Alivia as dores no corpo

Para além de aliviar as dores musculares também muitas outras podem ser resolvidas através da massagem. Por exemplo, muitas das dores de cabeça que sentimos podem desaparecer apenas com a massagem.

O ideal obviamente é sempre aliar a massagem a medicina e a partir do diagnóstico, trabalhar origem dessas dores na massagem.

RAZÕES PARA INCLUIR A MASSAGEM

4. Melhora a circulação sanguínea

Os movimentos realizados durante a sessão fazem com que o sangue se comece a movimentar melhor pelo corpo.

Por meio da vasodilatação, nos pontos de fixação, os vasos sanguíneos começam a expandir-se, reduzindo a espessura arterial, aumentado a distribuição do oxigénio e dos nutrientes pelo corpo, e até mesmo melhorar o aspecto da sua pele.

5. Melhora a flexibilidade

O avançar da idade, ou estilo de vida sedentário, faz com que os nossos músculos e articulações se tornem progressivamente menos flexíveis, o que pode conduzir a dificuldades de locomoção.

A massagem permite-nos libertar algumas destas partes do corpo, aumentando a nossa flexibilidade e melhorando a nossa performance nas atividades do dia-a-dia.

Para quem pratica desporto, a massagem é também uma ótima aliada para evitar lesões ou dores, após o exercício.

6. Ajuda a dormir melhor

Para quem tem insónias, ou dificuldades em adormecer, a massagem pode ser um bom aliado. Embora esta não cure a insónia de imediato, quando feita regularmente a massagem pode melhorar a qualidade do sono.

RAZÕES PARA INCLUIR A MASSAGEM

7. Diminui o cansaço

Conhece aquela sensação de acordar já cansado? Então saiba que provavelmente está a precisar de uma massagem.

Apenas uma breve sessão de massagem já é capaz de ajudar na libertação das hormonas do prazer, como por exemplo a dopamina. Isto não só fará com que se sinta mais relaxado, como também melhora as funções motoras do seu organismo.

8. Melhora a postura

A nossa vida sedentária, e o dia-a-dia sentados em frente ao computadores no escritório, faz com que possamos desenvolver uma má postura, que muitas vezes resulta em dores de costas.

A massagem ajuda o corpo a recuperar os movimentos naturais e saudáveis permitindo de corrigir a sua postura.

9. Desincha

Algumas técnicas de massagens, como a drenagem linfática podem ajudar a drenar os líquidos acumulados, e consequentemente reduzir o inchaço.

10. Desintoxica o organismo

O stress, o cansaço e as insónias são fatores que favorecem o acumular de substâncias nocivas para o organismo. A massagem impulsiona a oxigenação e a circulação sanguínea, permitindo-lhe libertar estas toxinas.

11. Ajuda na respiração

Através do relaxamento dos músculos, provocado pela massagem, é possível ajudar na desobstrução das vias aéreas.
A massagem, para além de ativar os seus órgãos vitais e hidratar os músculos, também o ajuda a respirar melhor.

12. Aumenta a imunidade

Vários estudos comprovam que quando feita regularmente a massagem, pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário.

Qual é a frequência ideal da massagem?

Todos estes benefícios apresentados só são possíveis se as mensagens forem feitas de forma regular.

Embora no final da sua primeira sessão já se possa começar a sentir melhor, e beneficiar de algumas destas vantagens, os resultados a longo prazo só podem ser garantidos se for com alguma regularidade.

Dependendo da sua situação, iremos analisar consigo qual a frequência ideal de massagens para que possa obter os resultados pretendidos.

Marque hoje a sua primeira visita, no Instituto Hoya!