Qual é o meu propósito de vida?

Qual é o meu propósito de vida?

Como é que pode descobrir o seu propósito de vida? Qual será a sua missão nesta vida, e no planeta?

Se estas são questões que se costuma colocar, chegou ao sítio certo! Há uns anos atrás, também eu coloquei estas perguntas a mim própria. E foi longo o caminho até encontrar a resposta. Talvez porque demorei até encontrar quem me pudesse orientar no processo, ou porque esta é uma questão que exige um grande grau de autoconhecimento.

Neste texto vou partilhar consigo o que aprendi na minha jornada, e como é que pode descobrir o seu propósito de vida.

O que é o propósito de vida?

Antes de vermos em detalhe como é que pode encontrar o seu, é importante esclarecer o que é isto do “propósito de vida”. O nosso propósito de vida é a missão que viemos desempenhar neste planeta.
Ele é o motivo pelo qual acordamos todas as manhãs, e o que melhor nos sentimos a fazer. Através do nosso propósito de vida, fica-nos claro o motivo da nossa existência, e a diferença que ela faz na vida das pessoas.

Descobrir e entender o nosso propósito de vida é uma tarefa que exige muita reflexão, e sobretudo, um caminho rumo ao autoconhecimento. Infelizmente, nem todos nós temos as ferramentas necessárias para fazer essa descoberta sozinhos. Mas todos, sem excepção, já temos dentro de nós o que precisamos para colocar esse propósito em prática.

Conhecermos e aceitarmos o nosso propósito dá-nos um plano a longo prazo, para a concretização de coisas que terão um grande impacto nas nossas vidas, na dos outros e no ambiente que nos rodeia.

E claro, de nada nos serve saber qual é o nosso propósito, se não estivermos dispostos a fazer o trabalho necessário para o materializar na nossa vida. Ele é nosso, e feito à nossa medida, mas demanda compromisso e empenho da nossa parte.

Como encontrar o seu propósito?

Como eu já mencionei, encontrar o propósito de vida requer uma alta dose de autoconhecimento. É preciso mergulhar em si e descobrir os seus valores, talentos, ansiedades e tudo aquilo que pode ser transformado para servir ao outro e ao mundo, dando a você um objetivo maior para existir.

Nunca é demasiado tarde para se alinhar com o seu propósito de vida, e entenda que todos nós temos controlo sobre a nossa vida, através das nossas escolhas e decisões.

Para o ajudar a encontrar o seu propósito, deixo aqui algumas técnicas que pode por em prática.

Manifeste-o através da prática

Todos nós temos coisas que nos sentimos muito bem a fazer, e que os outros reconhecem como sendo especial em nós (por mais insignificantes que essas pequenas coisas lhe possam parecer).

Conhecermos os nossos talentos e capacidades, é uma boa forma de obtermos alguma orientação relativamente ao nosso propósito de vida. Depois, é preciso arregaçar as mangas e experimentar. É através da prática que ganhamos clareza em relação ao nosso caminho, e entendemos o que é, ou não.

Não serve de nada identificarmos o nosso propósito, para depois o colocarmos numa gaveta e seguirmos com a nossa vida como antes. Temos que colocar a nossa missão ao serviço do mundo.

A prática também mostra que, às vezes, só na imaginação ou nos exercícios mentais, é difícil descobrir o que nos move e o que gostamos de fazer. É só fazendo, testando e experimentando, que reconheceremos no que somos bons e o que faz sentido para nós.

Observe o que lhe causa desconforto

O nosso propósito de vida anda de mãos dadas com as nossas dores e mágoas passadas. Por exemplo, eu ajudo pessoas a encontrarem dentro de si as ferramentas para viverem uma vida mais saudável, feliz e plena, porque também eu precisei de encontrar essas ferramentas dentro de mim.

Entendermos com que dificuldades ou dores é que temos mais empatia, e para os quais nós próprios encontramos a resposta, pode ser um forte indicador do nosso propósito.

Estabeleça prioridades

A clareza do nosso propósito de vida só é possível atingir se tivermos foco. Até podemos gostar de fazer várias coisas, e ter vários talentos, mas a realidade é que dificilmente poderemos fazer todas elas ao mesmo tempo.

No meio de todas as coisas a que se dedica, existe sempre uma que faz mais sentido e que tem maior impacto em nós e nos outros. Defina as suas prioridades e não se deixe absorver pela correria do dia a dia.

Saiba o que é mais importante para si

Já disse que a descoberta do seu propósito de vida é um processo de autoconhecimento, certo? Então, é importante que reflita sobre o que é importante para si, e quais são os seus valores.

Sabe aquela história de escolher as batalhas que queremos enfrentar? Geralmente, sempre optamos por aquelas que são essenciais para o nosso ser. Tente identificar o que é importante para si. Nos dias em que sentiu mais feliz, ou mais triste: O que é que esses dias tiveram em comum? Pode haver uma pista aí.

Respeite o processo

Não espere por milagres, nem resoluções de um dia para o outro. Se quisermos descobrir o nosso propósito de vida a todo o custo, com efeito imediato, provavelmente vamos perder-nos a meio do caminho, e acabar frustrados.

Entenda que é um processo que leva o seu tempo, e esteja aberto a ouvir-se a si próprio e a refletir sobre esta questão diariamente.

Visite o Instituto Hoya

Se sentir que precisa de ajuda para navegar nesta jornada, e no seu processo de autoconhecimento, saiba que o Instituto Hoya está aqui para o ajudar. Não só irá ficar a conhecer-se melhor, como também irá libertar-se das mágoas do passado e encontrar o caminho para uma vida plena e feliz.

Estamos à sua espera.