Dicas para começar a dormir bem

Dicas para começar a dormir bem

Ter uma boa noite de sono é fundamental para recarregar energias e para o bom funcionamento do nosso organismo. Conheça as nossas dicas para que possa começar a dormir bem, ainda hoje!

Importância de Dormir Bem

Conseguir ter um sono reparador, durante o número de horas recomendado, é fundamental para o nosso corpo. É enquanto dormimos que o nosso organismo exerce algumas das suas principais funções reparadoras. A reparação dos nossos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas acontece durante a noite,e uma rotina saudável de sono é fundamental para a sua saúde.

Todos os adultos precisam de entre 7 a 8 horas de sono, por dia, sem interrupções, perto do mesmo horário todos os dias. Se o seu sono não tiver estas características, é importante agir, pelo bem da sua saúde.

Dicas para dormir bem

Ter um bom colchão

Dormir num colchão de má qualidade, ou inadequado às suas necessidades, vai ser dúvida ter consequências na qualidade do seu sono, especialmente se tiver um sono leve. Um mau colchão, para além de perturbar as suas horas de sono, pode também trazer problemas de coluna, e dores de costas. A tensão gerada durante a noite, vai depois prolongar-se ao longo do dia, e pode até levar a stress, fadiga física, falta de energia, dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e dificuldade em manter a concentração.

Meditar antes de dormir

Se tem dificuldades em adormecer, ou acorda muitas vezes durante a noite, meditar antes de dormir pode ser uma ferramenta preciosa para que consiga ter um sono mais reparador durante a noite.

Praticar a meditação antes de dormir ajuda a relaxar a tensão muscular e desligar a cabeça das preocupações do dia a dia. Estudos comprovam que esta técnica produz mudanças fisiológicas no organismo semelhantes às que acontecem nas primeiras fases do sono – o ritmo cardíaco desacelera, e os níveis de cortisol (a hormona do stress) descem.

Experimente meditar pelo menos 10 minutos antes de dormir, e sinta as diferenças na sua disposição na manhã seguinte. Se não gosta de meditar, ou tem dificuldades em desligar a mente, pode experimentar esta alternativa à meditação.

Beba um chá relaxante

Não há nada tão aconchegante como uma bebida quente antes de deitar. Embora um copo de leite, ou de àgua morna sejam uma excelente opção, pode também tirar partido das propriedades relaxantes de alguns chás, para relaxar melhor.

Escolha entre uma das seguintes opções:

  • Camomila – O chá de camomila é utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de stress, mas também de insónia. De acordo com alguns estudos científicos, esta planta parece, ter propriedades sedativas. Embora não se conheça o mecanismo exato que lhe confere estas propriedades, acredita-se que atue nos receptores benzodiazepínicos, que diminuem a ação do sistema nervoso.
  • Valeriana – O chá de valeriana é outra das opções mais estudadas para ajudar no tratamento das insónias e ajudar a dormir melhor. De acordo com várias investigações, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de GABA, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar.
  • Erva-cidreira – À semelhança da camomila, a erva-cidreira é outra planta muito indicada tradicionalmente para tratar excesso de stress e insónias.
  • Passiflora – A passiflora é a flor da planta do maracujá e que, segundo vários estudos, apresenta excelente ação relaxante do sistema nervoso, ajudando no stress e ansiedade, mas também podendo ser um ótimo aliado para o tratamento da insônia.
  • Erva de São João – A erva-de-são-joão, também conhecida como hipericão, é uma planta muito utilizada em estados depressivos, mas que também pode ser usada para ansiedade e insónia. Isso porque, a erva-de-são-joão, possui substâncias como a hipericina e a hiperforina, que atuam a nível do sistema nervoso central, acalmando a mente e relaxando o corpo.
  • Alface – Embora seja menos conhecido que as outras opções, este chá é conhecido pelo seu efeito sedativo e relaxante, e é muito aconselhado para bebés e grávidas.

Receba uma massagem

As massagens relaxantes são capazes de aliviar o desconforto físico causado pelo stress acumulado, ao mesmo tempo que ajuda a restabelecer o seu equilíbrio emocional e espiritual. Para além disso, a massagem aumenta a temperatura corporal e o fluxo sanguíneo, enquanto permite que as toxinas acumuladas nos músculos se libertem.

Uma pesquisa na Austrália descobriu que receber uma massagem de apenas 10 minutos é o suficiente para reduzir as dores musculares em 30%. Todos estes benefícios são ainda aumentados quando combinamos a massagem com os óleos essenciais, como fazemos aqui no Instituto Hoya.

Marque já a sua visita ao Instituto Hoya para a sua massagem relaxante, e volte a dormir bem!