O Guia oficial para alcançar os seus sonhos: Como ter sucesso na vida.

O Guia oficial para alcançar os seus sonhos: Como ter sucesso na vida.

Nunca ninguém disse que alcançar o sucesso na vida seria fácil – mas com planeamento e força de vontade, tudo é possível.

Quando o objetivo é alçancar os seus sonhos e ambições, sejam elas profissionais, pessoais ou espirituais, certamente já lhe explicaram que precisa de um planeamento eficaz e de seguir uma série de ações.

O que provavelmente ninguém lhe disse foi que o maior obstáculo que alguma vez mais encontrar a caminho dos seus sonhos é você mesmo! A baixa autoestima, o medo e a culpa são o que faz com que não acreditemos que merecemos ser bem sucedidos. Estas emoções fazem-nos paralisar e muitas vezes desistir.

Venha entender como é que pode desbloquear o todo o seu potencial, e de uma vez por todas, ir de braços aberto atrás dos seus sonhos.

O que é o sucesso?

Todos têm uma definição diferente de sucesso. O que é mais importante para si? Dinheiro, fama, poder, amor, ou algo completamente diferente? Quando souber o que o sucesso significa para si, é mais fácil criar um plano para o alcançar.

Algumas pessoas definem o sucesso como ser capaz de sustentar a sua família. Outros podem considerá-lo como tornando-se rico ou famoso. Seja qual for a sua definição de sucesso, certifique-se de que é algo pelo qual é genuinamente apaixonado. Dessa forma, será mais provável que se mantenha fiel ao seu plano durante os tempos difíceis.

O mais importante, independentemente do significado que o sucesso possa ter para si, é recordar-se que é a sua atitude e comportamentos que o permitem lá chegar. Hoje em dia, qualquer pessoa pode aprender a fazer o que quer que seja. Se outros conseguiram, não há motivo nenhum para que você não possa também. Mas, não basta saber que é possível – é preciso acreditar em si, e sentir-se merecedor desse mesmo sucesso.
Como estabelecer objetivos e atingi-los?

A fim de alcançar os objetivos, é importante defini-los primeiro. A definição de objectivos é o primeiro passo no caminho para os atingir. No entanto, muitas pessoas nunca dão este passo porque não sabem como o dar.

A melhor maneira de estabelecer objectivos é fazer um plano. Isto implica quebrar o objectivo em passos mais pequenos que possam ser facilmente alcançados. Uma vez delineados os passos, é importante colocar uma data em cada um deles e assumir o compromisso de os completar.

Não vale a pena esperar que o vizinho, ou a amiga, o vão ajudar. A responsabilidade de alcançar o seu sonho é completamente sua. Se fizer milhares de planos, mas nunca os colocar em prática, ninguém vai saber, mas a única pessoa prejudicada será você.

O poder da visualização

O cérebro humano é um órgão notável. A nossa capacidade de visualizar os nossos objectivos e ver o caminho para os alcançar é uma das principais razões por que somos a espécie dominante na Terra. Podemos alcançar coisas que nenhum outro animal consegue porque podemos ver o que queremos e planear como lá chegar.

A visualização é uma ferramenta poderosa que pode utilizar para o ajudar a alcançar os seus objectivos. Quando se visualiza a si próprio a atingir os seus objectivos, cria-se um roteiro na sua mente sobre como lá chegar. Isto permite que o seu cérebro comece a trabalhar em soluções para problemas e a apresentar ideias sobre como alcançar os seus objectivos.

Ter pensamento positivo

Pensar positivo é essencial para o sucesso na vida, em qualquer área. Uma mentalidade positiva permite ver o melhor das pessoas e das situações, e ajuda-o a manter uma perspectiva positiva mesmo perante as adversidades. Uma mentalidade positiva também lhe permite correr riscos e ser criativo, porque sabe que será capaz de lidar com o que quer que lhe venha a suceder.

Há várias coisas que pode fazer para treinar o pensamento positivo. Em primeiro lugar, tenha o hábito de se concentrar nas coisas boas da sua vida. Segundo, pratique a gratidão pelas coisas boas que acontecem, por muito pequenas que pareçam.

A importância da persistência

Nunca ninguém conseguiu nada de grande sem persistência. Edison falhou 10.000 vezes antes de ter inventado a lâmpada. Os irmãos Wright falharam vezes e vezes sem conta antes de finalmente conseguirem tirar a sua máquina voadora do chão. E o Dr. Seuss foi rejeitado por 27 editoras antes de encontrar uma que imprimisse o seu primeiro livro.

A persistência é a chave para o sucesso em qualquer campo. É o que nos faz continuar quando nos apetece desistir, e é o que nos permite aprender com os nossos fracassos e seguir em frente. Por isso, não desista dos seus sonhos – continue a trabalhar arduamente e continue a ser persistente.

Não há uma forma garantida de nos mantermos motivados, mas há definitivamente algumas coisas que podem ajudar. Abaixo estão algumas dicas sobre como se manter motivado e concentrado ao longo do dia:

Acorde cedo: Isto dá-lhe um avanço no dia e permite-lhe fazer algumas coisas antes que a sua motivação diminua.
Estabeleça objectivos para si próprio: Ter algo em que se esforçar irá mantê-lo motivado e concentrado.
Faça pausas: Trabalhar sem parar pode ser contraproducente. Assegure-se de fazer pausas regulares para se dar tempo a rejuvenescer.

Recompense-se a si próprio: Depois de completar um objectivo, seja generoso consigo e recompense-se

Todos queremos realizar os nossos sonhos, mas muitos de nós não sabemos por onde começar. Este artigo fornece um roteiro para o sucesso que o ajudará a alcançar tudo o que quiser na sua vida.

Se estiver a precisar de ajuda para começar, marque hoje a sua primeira sessão no Instituto Hoya. A nossa equipa está toda à sua espera!