Dicas para Reforçar o Sistema Imunitário no Inverno

Dicas para Reforçar o Sistema Imunitário no Inverno

Saiba como é que a massagem o pode ajudar a reforçar o seu sistema imunitário para o Inverno.

Uma boa massagem faz maravilhas ao nosso estado de espírito. Deixa-nos mais relaxados, alivia as dores musculares e até hidrata os nossos tecidos. Mas, os benefícios da massagem vão muito para além disso.

Uma pesquisa realizada pelos médicos do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles veio mostrar-nos que a massagem também ajuda a reforçar o sistema imunitário. Neste estudo feito com mais de 50 pessoas saudáveis, para além de estas se encontrarem de melhor humor e com menos dores corporais, depois de uma sessão de massagem, apresentavam também níveis mais baixo de cortisol (a hormona do stress) e de glóbulos brancos (os componentes presentes no sangue, responsáveis pela nossa resposta imunitária).

Venha entender melhor como é que isto acontece, e como é que pode usar a massagem a favor da sua imunidade.

O que dizem os estudos?

Este estudo publicado na versão online do “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, dividiu o grupo de participantes em dois, sendo que um foi submetido a massagens sueca, e o outro a uma massagem semelhante à drenagem linfática. Todos os participantes fizeram uma análise ao sangue antes, e depois da sessão.

Os pesquisadores descobriram que, durante uma sessão de massagem de uma hora, o corpo passava por uma série de reações biológicas importantes.

No caso da massagem sueca, verificaram que os níveis de cortisol diminuíram significativamente, assim como os da vasopressina (a hormona que estimula a contração das artérias). Além disso, aumentou o nível de glóbulos brancos.

Já no caso da massagem relaxante, para além de diminuírem os níveis de cortisol, aumentou a presença da oxitocina (conhecida como a hormona do amor, e que nos dá uma sensação de calma e bem estar).

Como funciona na prática?

As massagens fazem bem à saúde! Os efeitos vão desde a redução dos níveis de cortisol, até a diminuição de processos inflamatórios.

Em primeiro lugar, sabemos que as massagens aumentam os níveis de glóbulos brancos (também conhecidos como linfócitos). Estas são células que fazem parte do nosso sangue, e que são as responsáveis pelo nosso sistema imunitário. Os glóbulos brancos são fundamentais no combate às doenças, infecções e inflamações.

Além do aumento destas células, vemos também uma redução dos níveis de citocina. A citocina é uma substância que aparece no organismo quando existem processos inflamatórios em curso. A exposição prolongada a níveis elevando de citocina podem dar origem a outras doenças como a depressão, asma e doenças cardiovasculares.

Sem esquecer os benefícios da diminuição do cortisol, que resulta da sessão da massagem. O cortisol é a hormona do stress, responsável pela nossa sobrevivência em situações extremas, ou de perigo. Níveis moderados de cortisol são naturais, e essenciais para a nossa saúde. Contudo, com o nosso estilo de vida agitado, acabamos por estar expostos a esta hormona em quantidades superiores ao saudável.

Por exemplo, níveis elevados de cortisol enfraquecem os tecidos musculares e os ossos, dificultam os processos químicos que envolvem a cura e a regeneração das células, enfraquecem o sistema digestivo, diminui as capacidades cognitivas e de foco, e inibem a produção de outras hormonas que nos fazem sentir felizes, ou com uma ação importante para a nossa imunidade.

Todas estas hormonas podem ser “controladas” pela massagem. Ao incorporar a massagem em nossas vidas, estaremos a melhorar o nosso sistema imunitário.

Tipos de massagens que melhoram o sistema imunitário.

Drenagem linfática

Este tipo de massagem tem como principal objetivo drenar os excessos de linfa e líquidos acumulados no organismo. Entre os seus benefícios estão o aumento da circulação sanguínea, especialmente nas áreas com gordura localizada, e a sua ação anti-inflamatória, que reduz o líquido linfático responsável pelo inchaço e desconforto.

Massagem terapêutica

Esta é a massagem mais indicada para aliviar as dores músculo-esqueléticas, como as dores de costas. Também ajuda a libertar o stress e a tensão muscular, além de todos os benefícios descritos em cima.

Massagem relaxante

A massagem relaxante é a preferida de quem se sente tenso, ou stressado. Esta é uma massagem que usa movimentos mais suaves e leves.

Assim, ao relaxarmos com uma boa massagem, estaremos automaticamente nos imunizando e tornando-nos mais resistentes às doenças comuns.

Marque HOJE a sua primeira sessão!