A Importância do Convívio para a nossa Saúde

A Importância do Convívio para a nossa Saúde

Os seres humanos são animais sociais. Precisamos uns dos outros, e conviver com as pessoas que realmente são importantes para nós é fundamental para o nosso equilíbrio mental e emocional.

Se por um lado nos foi pedido, pela nossa saúde, que nos mantivéssemos distantes, é fundamental encontrarmos uma forma de manter uma vida social ativa com segurança.

 

A importância de estarmos com os outros

O isolamento social priva-nos de muitos estímulos fundamentais para a nossa saúde, como a comunicação, a empatia, o conhecimento de novas situações e possibilidades, a resiliência de lidar com o desconhecido, e acima de tudo o vínculo afetivo que nos dá conforto, segurança e nos faz mais felizes.

Quando nos reencontramos com pessoas que gostamos muito, o nosso organismo liberta ocitocina, também conhecida como a hormona do amor. Esta hormona transmite uma sensação de bem-estar e tranquilidade e desacelera os batimentos cardíacos.

 

O Impacto do isolamento social na nossa saúde

Se por um lado, estar com as pessoas que gostamos nos faz sentir bem, o isolamento social causa stress e desânimo. Cada vez mais sabemos de pessoas que estão a sentir sintomas de depressão, panico ou ansiedade, por não terem o escape social como forma de lidar com a situação atribulada em que vivemos.

Confira algumas dicas de como pode combater o isolamento social, sem com isso colocar a sua saúde ou a de outros em perigo.

 

Aproveite o convívio daqueles que vivem consigo.

Embora estar 24 horas por dia em conjunto seja um tanto difícil de gerir, procure criar momentos divertidos dentro de casa.

Converse com quem está longe aproveitando as novas tecnologias.

Hoje em dia, mesmo com a distância geográfica, podemos comunicar com toda a gente através videoconferência. Procure atividades divertidas que pode fazer online. Mas acima de tudo não deixe que o facto de não poder fisicamente estar com aqueles que gosta, o faça sentir sozinho.

Combine encontros ao ar livre, com a distância de segurança.

Com o bom tempo é cada vez mais fácil marcar piqueniques, ou outras oportunidades de convívio em ambiente seguro. Se todos mantiverem separados por agregado familiar, poderão tranquilamente participar em segurança.

Peça ajuda!

É natural experienciar ansiedade ou sentir-se mais em baixo, mas se a situação atual se tornar insuportável, saiba que é importante, e não há nenhuma vergonha nisso, pedir ajuda a um especialista.

 

Saiba que no Instituto Hoya estamos aqui para o ajudar.