You are currently viewing Como estar mais no momento presente e desfrutar da vida.

Como estar mais no momento presente e desfrutar da vida.

Todos nós conhecemos este sentimento: a sensação sufocante de que estamos constantemente atrasados para algo, que não estamos a fazer o suficiente, ou que simplesmente não estamos a viver à altura do nosso potencial. Estamos constantemente concentrados no futuro ou no passado, e como resultado, esquecemo-nos de aproveitar o momento presente.

No mundo de hoje, parece vivemos agarrados ao telemóvel. Estamos constantemente a percorrer as redes sociais, a verificar os nossos e-mails, ou a trabalhar em algo. E embora não haja nada de errado em ser produtivo, é importante dar um passo atrás e desfrutar da vida de vez em quando.

Felizmente, há formas de estar mais no momento presente e desfrutar mais da vida.

O que significa estar no presente?

Estar no presente significa estar plenamente consciente do que está a acontecer no momento. Significa não deixar que experiências passadas, ou preocupações futuras, o distraiam da situação atual.

Quando está no presente, está concentrado e atento. É capaz de apreciar o que está a acontecer à sua volta, e é capaz de se conectar com as pessoas e coisas que mais importam. Estar no presente permite-lhe viver o momento, e desfrutar da vida ao máximo.

Como pode a meditação ajudá-lo a viver no momento presente?

A meditação regular é uma prática que permite focalizar a sua atenção no momento presente. Quando está atento e concentrado na meditação, é capaz de reparar nos seus pensamentos e sentimentos sem os julgar. Este tipo de meditação pode ajudá-lo a viver no presente e a desfrutar ao máximo de cada momento.

Há muitos benefícios da meditação, incluindo a redução do stress e da ansiedade, melhor concentração e foco e uma melhor sensação geral de bem-estar. A meditaçãopode também ajudá-lo a tornar-se mais consciente dos seus pensamentos e emoções, o que pode levar a decisões e ações mais positivas.

Dicas para estar mais atento e viver o momento presente

A prática de prestar atenção propositadamente ao momento, sem julgamentos, pode ser útil para reduzir o stress, a ansiedade e as emoções negativas. Aqui estão algumas dicas para treinar esta capacidade:

  1. Encontre tempo, e um lugar onde possa estar sozinho e sem distracções, e pratique concentrando-se na sua respiração.
  2. Quando se sentir sobrecarregado ou stressado, dedique alguns minutos a concentrar-se nos seus sentidos. Repare nas vistas, sons, cheiros, e texturas à sua volta.
  3. Preste atenção à sua respiração. Quando se sentir sobrecarregado ou stressado, respire fundo e concentre-se no ar que entra e sai dos seus pulmões. Isto irá ajudá-lo a acalmar-se e a concentrar-se no momento presente.
  4. Faça pausas ao longo do dia. Se se sentir sobrecarregado, ou como se não conseguisse concentrar-se, tire alguns minutos para se afastar do seu trabalho e relaxar. Estique-se, dê um passeio, ou simplesmente sente-se e medite durante alguns minutos.

Ao longo deste texto falamos sobre a importância de estar mais no momento presente e de desfrutar mais da vida. Se quiser saber mais sobre como treinar esta capacidade, marque uma sessão no Instituto Hoya.