7 formas de aumentar o bem estar físico e emocional.

7 formas de aumentar o bem estar físico e emocional.

Ser saudável é muito mais do que não ter nenhuma doença diagnosticada, nem nenhuma dor física. A nossa saúde engloba tudo aquilo que nós somos – físico, emocional e espiritual.

Cuidarmos de nós, e sermos gentis connosco próprios é essencial para nos mantermos bem, e também para conseguirmos apresentar o melhor de nós aos outros. Por isso mesmo, aqui fica uma lista de 7 formas de cuidar do seu bem estar físico, emocional e espiritual.

 

1. Faça as pazes com o passado.

O que está no passado, já passou! Por muito injusto, doloroso ou frustrante que ele possa ter sido, já não faz parte da nossa vida. Aceite o que aconteceu como uma experiência pela qual teve que passar para se tornar a pessoa que é hoje.

Está na hora de se livrar da culpa, e de todos os “e se …” que controlam a sua vida. Sabe porquê? Porque eles já não importam! A nossa única certeza é o agora.

 

2. Pergunte-se o “Para quê?”

Sabe aquela colega do trabalho que tem uma capacidade gigante de o tirar do sério, simplesmente porque respira? Ou aqueles pensamentos que o assombram durante a noite e não o deixam dormir?

Olhe para eles nos olhos (no sentido metafórico, obviamente) e pergunte-se para quê que se está a deixar incomodar por eles. Reflita sobre o assunto, e entenda o que é que está verdadeiramente a causar a situação. Às vezes só precisamos mudar de perspectiva.

Dica de pro: regra geral o que nos incomoda mais nos outros é o que de negativo eles espelham em nós. Se calhar o seu problema não é a Paula da contabilidade estar sempre a dar graxa ao patrão, por entregar o trabalho feito antes do prazo … talvez o problema seja ela lhe mostrar que está a conseguir o que também gostava de estar a fazer. Fica a ideia no ar.

 

3. Arranje tempo para estar sozinho.

É natural na correria do dia a dia, termos pouco tempo para nos ouvirmos a nós próprios. Então, procure tirar um bocadinho todos os dias para estar a sós consigo, sem ruídos de fundo. Pense em como se está a sentir, e como é que correu o seu dia. Ouça a sua voz interior com atenção, porque ela já tem todas as respostas.

 

4. Pratique a gratidão.

Os pensamentos negativos deixam-nos doentes. Eles fazem parte da vida, e não podemos fazer nada para os evitar. Contudo, é importante os equilibrarmos com uma grande quantidade de pensamentos e emoções boas, como a gratidão. também é uma ótima forma de distrair nossos pensamentos negativos e perceber o objetivos deles nesse momento.

Dizem em voz baixa, ou escrever num diário todos os dias os motivos pelos quais estamos gratos, é uma excelente forma de combater a ansiedade, o stress e mesmo de evitar a depressão.

Toda a vida tem um lado bom. Foque-se nele.

 

5. Durma bem.

Uma boa noite de sono não está apenas relacionada com a sua duração. Precisamos de ter um sono profundo e reparador para fixar na memória tudo o que aprendemos ao longo do dia, reforçar o nosso sistema imunitário e estar de bom humor no dia seguinte.

Por isso, crie uma rotina relaxante na hora de dormir. Evite os ecrãs, sons fortes ou praticar exercício físico antes de se deitar. E quanto aos pensamentos, ou problemas, que lhe tiram o sono, pense “Será que eu consigo resolver esta situação agora?”. A resposta será, quase de certeza, não. Então, coloque, na sua imaginação, esse pensamento num balão azul, que irá subir até ao céu, e que pode ir buscar quando terminarem as suas horas de sono.

 

6. Movimente-se.

Não importa quanto trabalho energético ou espiritual fazemos. Pode meditar o quanto quiser, mas se não mexer o seu corpo, todo esse trabalho não vai trazer resultados. Quando nos mexemos, as nossas células também se estão a mexer, e estamos a colocar a nossa energia em movimento.

Mesmo que não seja a pessoa mais atlética do mundo, não há ninguém que não goste de uma boa caminhada, ou de dar uns bons passos de dança (mesmo que seja em casa, para mais ninguém ver) ou um passeio com o cão.

 

7. Visite o Instituto Hoya.

No Instituto Hoya é a nossa paixão é o seu equilíbrio e bem-estar. E por isso, nada melhor do que nos fazer uma visita! Seja para uma massagem relaxante, uma sessão de barras de access ou para a terapia tantra, vai certamente sair daqui mais feliz, leve e pronto para tornar o mundo à sua volta num lugar mais harmonioso.