Aprenda a silenciar a sua mente

Aprenda a silenciar a sua mente

Sabe como silenciar a sua mente? Ou é daquelas pessoas que até tem dificuldade em meditar, por não conseguir impedir que os pensamentos a distraiam?

Aprender a silenciar a sua mente pode ser uma tarefa difícil, mas ela é muito importante, não só para conseguirmos nos conectar ao momento presente, ou ao nosso EU, mas também para conseguirmos olhar com mais clareza para as diferentes situações da vida, e não agirmos tanto por impulso.

Venha entender a importância de conseguir focar a mente nos pensamentos que realmente importam, e a conhecer alguns exercícios para treinar esta capacidade.

O que é que vai ganhar em conseguir silenciar a sua mente?

No dia a dia ocupado que todos nós vivemos, é fácil nos perdermos de nós próprios. Entre os atrasos matinais, o trabalho, e tudo o que ainda temos que fazer quando chegamos a casa ao fim do dia, e já só pensamos na nossa cama, acabamos por ter muito pouco tempo para estarmos em conexão connosco próprios.

Damos os bons dias a todos os que se cruzam connosco o dia inteiro, e nem tiramos 5 minutos para nos perguntar a nós próprios como é que nos sentimos, ou do que é que estamos a precisar.

Ao silenciarmos a nossa mente, conseguimos encontrar um espaço de paz e tranquilidade, entre os vários pensamentos que nos passam pela cabeça ao longo do dia. Para além disso, estamos a aumentar a nossa capacidade de meditar, diminuir a nossa ansiedade e olharmos de forma mais assertiva para a vida.

Mas, é importante também entender que não é possível silenciar a sua mente por completo. Só pessoas com anos de prática podem chegar perto de se sentirem livres dos pensamentos, mas podemos sim ir caminhando na direção de buscar acalmar o fluxo excessivo que invade a nossa mente a cada minuto.

Por isso, se tiver dificuldades no início, não se sinta frustrado. É completamente normal.

Exercícios para treinar a capacidade de focar a sua mente

Comece por 1 minuto de cada vez

Focar a mente é algo que exige prática e treino. Por isso, não seja muito ambicioso das primeiras vezes. Comece por tentar silenciar a mente por apenas 1 minuto. Nesses 60 segundos irá apertar o seu botão de reiniciar e esvaziará a mente para começar do zero.

Concentre a sua atenção em pequenos detalhes

Pode ser dificil começar por focar a sua mente sem qualquer tipo de ajuda. Então, comece por dirigir a sua atenção para algo mais relaxante. Por exemplo, pode tentar observar a chama de uma vela, um pau de incenso a arder, ou uma música clássica. Durante esse tempo, foque-se completamente naquele objeto, e esqueça o resto do mundo.

Esteja em contacto com a Natureza

Passear por um bosque, ou parque, em silêncio, permite-nos estar em contacto com as nossas origens, e afastar (ainda que temporariamente) as preocupações do dia a dia. Quando tiramos um tempo para nos afastarmos das influências negativas que enchem o nosso quotidiano. Ele dá-nos uma oportunidade de desintoxicar a nossa mente e conseguir alguma serenidade.

Faça uma meditação guiada no Instituto Hoya

Para quem tem dificuldades em silenciar a mente, pode ser difícil, e até assustador, ficar em silêncio com os seus pensamentos. No entanto, uma meditação guiada ajuda a que consiga obter alguma tranquilidade nos seus pensamentos, e se foque naquilo que é pedido na meditação.

Venha visitar-nos para uma Meditação Guiada, feita especialmente para si, de acordo com o que o seu emocional, espiritual e físico necessitam.