Rotina de auto-cuidado matinal – de acordo com o Tantra

Rotina de auto-cuidado matinal – de acordo com o Tantra

A forma como começamos o nosso dia dita a forma como nos vamos sentir, e como vamos enfrentar os desafios de mais uma jornada. Por isso mesmo, começar o dia com o pé direito é fundamental, se quisermos continuar de bom humor, e cheios de energia para tudo o que este novo dia tem guardado para nós.

Por isso mesmo, vamos partilhar consigo como é que a sabedoria milenar do Tantra nos ensina que devemos começar o dia.

 

O que é o Tantra?

De forma simples, tantra é uma filosofia de vida comportamental, é uma forma de pensar que se pratica no dia-a-dia, trazendo para a nossa vida o equilíbrio, independentemente do que isso significa para cada um de nós.

O tantra não é uma religião, mas sua filosofia integra muitas religiões. Como o tantra se traduz na vida de cada pessoa, o lugar onde ele nos leva depende do quanto queremos expandir nossa mente, e elevar a nossa conexão com o nosso Eu superior.

Não há certo ou errado, apenas o nosso próprio equilíbrio importa. Se estivermos felizes vamos sentir-nos bem e plenos, o que vai acabar por se traduzir naturalmente na vida do dia a dia, dando mais capacidade para o ser se aceitar tal como é.

Como deve começar o seu dia?

Ao acordar
Assim que abrir os olhos, respire fundo, espreguice bem o seu corpo. Sinta-se todo, da ponta dos pés, à pontas das mãos. Sinta a sua consciência acordando para o novo dia. Respire e agradeça.

Alongamentos
Depois de se levantar com cuidado, alongue bem o corpo. Primeiro estique os braços sobre a cabeça como se quisesse tocar o teto e a seguir se ponha nas pontas dos pés.
Respire fundo e deixe os braços caírem ao longo do corpo, e a seguir baixe os pés.

Respiração pranayama
Esta forma de respirar é muito conhecida entre os praticantes da terapia tantrica, e também de outras práticas, como o Yoga. Observe o vídeo abaixo para aprender como funciona.

 

Medite
De seguida faça a sua meditação habitual. Se não tem o hábito da meditação, vá a frente do espelho e olhe para si, converse consigo e seja carinhoso e simpático.

Permita-se um momento de introspecção, conectando-se com esse momento presente e agradeça aos seus pensamentos (mesmo aqueles mais confusos).

Et voilà, está pronto para começar mais um dia em grande!

Esta rotina não leva mais que 15/20 minutos. Não precisa fazer grandes alterações no seu horário, nem no seu modo de vida, apenas viva seu dia-a-dia mais consciente e conectado com cada momento do seu dia.